Conheça agora: brasilidade na arquitetura

Caso tivéssemos que definir o Brasil em um único termo, o mais correto seria: diversidade!

Nosso país é multicultural, multicolorido! Estilos, cores, sabores, sons variados se misturam para criar arranjos únicos.

Essa imensa diversidade, que está em constante construção, é refletida em todas as nossas áreas criativas.

Moda, artes plásticas, música – todas elas são plurais para poder abarcar diversas informações que temos contato. Na arquitetura e no design de interiores, isto não é diferente.

Se durante décadas ficamos buscando referências internacionais para nossas composições, hoje, buscamos valorizar cada vez mais os elementos brasileiros para compor nossas criações.

 

Diversidade de Referências

A brasilidade na arquitetura está refletida na forma como utilizamos o mix de referências que fazem parte das nossas heranças sociais, artísticas, históricas.

Buscamos em nossa construção cultural os elementos que fazem parte da nossa formação como povo brasileiro.

Todas estas (multi)referências refletem nossas escolhas, na forma como projetamos e decoramos os espaços que ocupamos.

Por isso, é difícil falar em ‘estilo brasileiro’, como algo único. Talvez, o melhor seja falar em conjunto de estilos que compõem e formam nossas referências.

 

Exuberância de Elementos

Seja na arquitetura, no design de interiores ou no paisagismo, o Brasil tem exemplos de sobra para tornar-se uma referência mundial.

Oscar Niemeyer, por exemplo, é considerado um dos principais nomes da arquitetura em todo mundo.

Seu minimalismo, o uso estratégico da cor branca, suas formas orgânicas são somente algumas técnicas estudadas e disseminadas em diversos países.

No design de interiores, vemos a utilização de elementos genuinamente brasileiros, o que torna as composições mega autorais.

O mobiliário brasileiro é conhecido mundialmente como sendo um dos mais originais. As peças projetadas por designers brasileiros sempre circulam em feitas internacionais, como protagonistas das mostras.

Nos acabamentos, isso não é diferente. O Cobogó – uma criação 100% brasileira, por exemplo, é um revestimento que já faz parte das paisagens urbanas de todo país e foi levado mundo à fora.

Já no paisagismo, não podemos deixar de considerar a imensa variedade de espécies que podemos cultivar.

 

O Brasil está na Moda!

Muito mais do que aderir a modismos ou tendências efêmeras, aplicar a brasilidade na arquitetura é fazer um resgate da nossa cultura, buscando os elementos que compõem nossa história.

A tropicalidade se mostra em diversos elementos para a concepção de projetos. Somos um povo que gosta do vibrante e faz uso dele em inúmeros itens.

Cores, texturas e padrões que refletem nossas raízes devem fazer parte das construções dos nossos projetos, pois assim criamos senso de pertencimento aos lugares que estamos.

Por isso, para criar seu espaço, use e abuse da brasilidade que existe em nossos materiais.

O Centro Cerâmico traz uma gama de revestimentos e pisos de marcas renomadas que expressam originalidade através do trabalho artístico e artesanal, aliado às mais modernas técnicas produtivas.

Aqui você encontra peças únicas e de grande qualidade para serem aplicadas ao seu projeto! Visite uma das nossas lojas e conheça nossos produtos!

📍 Concept Store – Franca-SP

Rua Felipe Facury Netto, 460 – Parque Francal, Franca-SP

📍 Loja Passos-MG

Av. Arouca, 885 – Centro, Passos

Compartilhe