Cuidados ao criar um ambiente infantil

A chegada de uma criança proporciona para toda a família e amigos muitas emoções e sentimentos únicos, mas também traz uma mudança completa na rotina de todos.

Quando se trata de bebês ou crianças, é preciso pensar em muitos detalhes para que tudo proporcione conforto, proteção, funcionalidade e praticidade para o dia a dia.

Não é apenas a rotina que muda, a casa também precisa passar por algumas transformações e adaptações de acordo com a evolução dos pequenos.

Pronto para planejar um ambiente seguro para as crianças? Nós vamos ajudá-lo a tornar um espaço adequado e estimulador de aprendizagem. Continue a leitura!

 

O quarto

O quarto da criança deve ser o espaço que mais apresente estímulos para o seu desenvolvimento, afinal, ela passará grande parte do tempo neste ambiente.

O primeiro ponto a se atentar é a segurança. Todos os detalhes devem garantir isto constantemente aos pequenos, principalmente nas fases iniciais da vida.

Conforme o desenvolvimento da criança, o berço pode ser trocado por uma cama baixa, para que ela se sinta à vontade para se deitar e levantar sozinha com confiança e segurança.

Inspiração: Pinterest

É interessante deixar os móveis como cadeiras, mesas e os brinquedos na altura da criança para estimular independência e aprendizado natural.

Usar texturas e cores é uma ótima opção para trabalhar os estímulos sensoriais, elas podem estar presentes nos detalhes, assim como no tapete.

 

A cozinha e o banheiro

Estas áreas do imóvel merecem alerta!  O ideal é que os pequenos não frequentem esses espaços sozinhos.

São espaços que oferecem perigos por si próprios, então é importante deixar as portas fechadas ou aplicar pequenos portões para impedir passagem.

Mesmo assim, realizar algumas mudanças é essencial! Por exemplo, mude os utensílios cortantes e pontiagudos para as gavetas mais altas.

Os materiais de limpeza e medicamentos devem estar sempre em caixas fechadas e fora do alcance dos pequenos.

Seguindo, evite deixar produtos de limpeza em alturas baixas, pois eles também são responsáveis por muitos casos de intoxicação.

 

A sala

Este espaço deve receber muita atenção quanto aos objetos de decoração quebráveis, é recomendado que eles sejam trocados ou aplicados em espaços mais seguros.

Outro aspecto a ser pensado é sobre os móveis, evite os que possuem quinas, ou coloque protetores para garantir segurança.

O ambiente sendo amplo ou pequeno, é importante deixar uma área de circulação confortável e sem muitos obstáculos.

Torne a sala mais confortável e aconchegante com tapete e almofadas para que a criança se sinta confiável, segura e livre para brincar.

Uma dica é investir na impermeabilização do sofá para protegê-lo e proporcionar praticidade na hora de realizar a limpeza.

 

Para não esquecer!

Não se esqueça de se atentar quanto às tomadas, o ideal é aplicar protetores  para evitar que os pequenos levem choques.

Atente-se sempre ao desenvolvimento da criança, pois o processo de mudança do ambiente deve ocorrer sempre mediante a isto.

Além das dicas acima, é importante pensar em usar pisos e revestimentos antiderrapantes para evitar possíveis acidentes.

Em nossas lojas você pode encontrar pisos e revestimentos de qualidade que proporcionam segurança e praticidade na hora de limpar.

Faça-nos uma visita e acompanhe de perto as novidades de produtos que agregaram ainda mais o seu projeto para os pequenos!

📍Loja Franca-SP

Rua Felipe Facury Netto, 460 – Parque Francal

📍Loja Passos-MG

Av. Arouca, 885 – Centro, Passos-MG

www.centroceramico.com.br

Compartilhe