Limpeza sem esforços: conheça os melhores revestimentos

A maratona agitada da dona de casa moderna, a rotina de quem mora sozinho e a “quase falta” de profissionais domésticos, exige praticidade nos cuidados com a casa.

Afinal, haja energia para trabalhar o dia inteiro, cuidar dos filhos, ir ao supermercado, cozinhar, lavar e passar, entre os inúmeros outros afazeres.


Escolher os materiais certos para colocar em casa ou em outros lugares, ajuda a diminuir as horas gastas com limpeza e permite mais tempo livre para cumprir outros compromissos e para o lazer.

O principal objetivo dos revestimentos, em qualquer cômodo, é preservar e proteger a construção. Entretanto, eles também podem ser usados e combinados para dar mais beleza e elegância.

Neste artigo, listamos algumas dicas e tipos de revestimentos que são fáceis de limpar e que podem ser aplicados em diferentes ambientes. Confira!

 

Piscina

Existe uma peça que parece pedra pome, que é a pedra hija, ela não acumula lodo e o atrito é bom. As pastilhas — que podem ser de vidro, porcelana, cerâmica, entre outros materiais, também são uma excelente opção para transformar esse local. Cerâmica é de fácil limpeza.

Também considerada um piso frio, a cerâmica é, muitas vezes, confundida com o porcelanato. A diferença entre eles está na fabricação, que é mais simples no caso do revestimento cerâmico. Uma excelente opção econômica.

Há muita variedade de acabamentos, cores e estampas de cerâmica. Versátil, ela é recomendada para salas, quartos, cozinhas e banheiros. Para limpar, basta passar um pano úmido com detergente.

A manutenção pode ser feita com uma escovinha, água, sabão neutro e outros passos tradicionais usados para limpar a piscina.

 

Quarto de brincar

Aqueles que têm um espaço próprio para os pequenos brincarem, podem investir em lonas de vinil para colocar no chão. Este material recebe uma camada de manta acrílica, o que deixa o piso macio e ajuda a reduzir o impacto das quedas.

Neste ambiente, outra boa opção são os pisos vinílicos, que oferecem conforto térmico e segurança à criança, além de serem fáceis de limpar: basta usar álcool, o que facilita, inclusive, a remoção de manchas de caneta.

 

Banheiro

Por causa do vapor, o ideal é optar por peças maiores que sejam retificadas. O rejunte epóxi é impermeável e tolera a umidade, por exemplo. Revestimentos em cerâmica e porcelanato também são recomendados.

O porcelanato é um tipo de cerâmica produzido com matéria-prima nobre. Esse é o tipo de material mais usado como piso em banheiros, pois absorve pouca umidade, é mais resistente e durável.

Evite as pastilhas de vidro que têm muito rejunte e, com o tempo, podem ficar com um aspecto escurecido em algumas partes.

 

O que usar para limpar o banheiro?

A limpeza do porcelanato é feita com detergente neutro diluído em água e um pano macio. Já os rejuntes podem ser higienizados com saponáceo líquido cremoso

Bactericida: os que têm escrito no rótulo “mata 99,9 % das bactérias” são importantes para esta área, pois matam germes e bactérias. Vale destacar, o mau-cheiro é proveniente da presença deles no ambiente.

 

Piso da cozinha

O porcelanato fica bem na cozinha, tanto pelo visual estético quanto pelo funcional, já que é um material fácil de limpar. A própria composição da porcelana já indica que pode utilizar produtos de limpeza neste revestimento, pois ele não fica danificado e não apresenta problema com a umidade.

Importante lembrar que os porcelanatos retificados (aqueles que têm a borda reta) são melhores porque ele não marca o rejunte, por tanto a sujeira não fica impregnada.

 

O que usar para limpar a cozinha?

Não é recomendado utilizar detergente ou sabão em pó com água sanitária, pois a mistura pode anular a ação desinfetante dos produtos e assim, os microrganismos continuam vivos na sua cozinha.

Na sujeira mais leve, o ideal é pingar oito gotas de detergente para cada litro de água e passar a mistura com um pano.

O passo mais importante é garantir que sua obra tenha os melhores acabamentos, proporcionando conforto, qualidade e praticidade em todos os momentos incluindo o da limpeza.

Saiba que a Centro Cerâmico possui uma variedade que agrega todos esses valores e tem total preocupação com o seu bem-estar.

Loja Franca -SP
Rua Felipe Facury Netto, 460 – Parque Francal, Franca -SP

Loja Passos-MG
Av. Arouca, 885 – Centro, Passos -MG

Compartilhe