O rústico nos revestimentos: como aplicá-los?

Elementos orgânicos, contato com materiais em seu estado mais bruto, aproximação com a natureza: o estilo rústico tem o poder de criar ambientes bucólicos e acolhedores.

Remetendo muitas vezes às nossas memórias afetivas, este padrão de acabamento confortável e intimista, vem sendo cada vez mais usados em ambientes urbanos, deixando de ser limitado aos espaços rurais.

Com isso, ele ganhou uma repaginação total, e vem sendo aplicado nos projetos de formas totalmente diferentes.

Esqueça aquela cara de casa de campo, uso excessivo de madeira, pedras brutas aplicadas em revestimento: o novo rústico vem na decoração com novas propostas, com mais modernidade e muita tecnologia.

Neste artigo vamos abordar como aplicar este padrão de decoração nos revestimentos e também dar dicas de novas formas de colocá-lo em seu décor.

 

O Conceito

O conceito deste estilo é formado pela utilização de materiais e elementos orgânicos, com acabamentos mais puros, sem tantos polimentos, que formam uma composição mais casual e com fortes aspectos naturais.

Sua paleta de cores é composta por tons terrosos, principalmente aquelas próximas aos tons da madeira.

As texturas são sempre as originais dos materiais, sem qualquer acabamento que interfira no padrão final.

Em geral, ao aplicar este estilo, busca-se criar ambientes em que todos os elementos sensoriais componham um espaço simples e aconchegante.

 

Novos Materiais Disponíveis

Como dito, durante muito tempo, a aplicação do estilo rústico ficou bastante restrito aos materiais brutos.

Hoje, a composição deste estilo tornou-se muito mais intuitiva e bem menos literal. A ideia é manter as ideias centrais do conceito, porém, com mais liberdade para o uso e aplicação dos materiais.

O que se observa bastante nos projetos atuais é o uso de couro desgastado, por exemplo, para o revestimento de móveis.

No piso e nas paredes, os porcelanatos que reproduzem as texturas orgânicas e objetos em madeira com desgastes padronizados também ganham protagonismo.

Dessa forma, a composição dos ambientes torna-se mais livre. É possível coordenar elementos rústicos com outros mais refinados, criando espaços mais autênticos.

 

Acabamentos Diferenciados

A base do estilo rústico é formada por texturas, então, para conquistar este resultado, busque materiais que tenham bons acabamentos.

Para quem deseja aplicar este padrão na decoração, mas não deseja ter de garimpar os materiais de demolição como pedras, tijolos e madeiras, existe uma excelente notícia.

Atentos às demandas do mercado, os fabricantes tops do mercado já desenvolveram materiais de acabamento que mimetizam este tipo de estilo, com toda a tecnologia aplicada às novas peças.

Gostou de conhecer um pouquinho mais desse estilo rústico? Estamos disponíveis para lhe auxiliar da melhor forma na escolha dos materiais para o seu projeto.

Visite uma das nossas lojas!

📍 Concept Store – Franca-SP

Rua Felipe Facury Netto, 460 – Parque Francal, Franca-SP

📍 Loja Passos-MG

Av. Arouca, 885 – Centro, Passos

Compartilhe