Pastilhas: aprenda utilizá-las em seus ambientes

Muito procuradas para a concepção de projetos de decoração, as pastilhas caíram no gosto dos brasileiros. Com grande versatilidade de aplicação, podem ser utilizadas em variados espaços.

O efeito do material nos ambientes proporciona detalhes que elevam a beleza dos ambientes e criam estilos diferenciados. Fáceis de aplicar, ainda possuem a vantagem de serem resistentes, podem ser utilizadas para revestir paredes e pisos.

Sua variedade de cores, padrões e materiais permite grandes possibilidades de criações, sendo usadas em pequenos detalhes, ou então, para grandes coberturas.

 

Pastilhas de diferentes materiais

A grande flexibilidade do uso das pastilhas se deve pela variedade de materiais que as compõem.

As pastilhas de vidros, uma das mais utilizadas, são modernas e tem alta durabilidade. Com um brilho característico, são aplicadas em diferentes padrões e montagens, muitas vezes criando um efeito tridimensional que impacta qualquer visitante.

Outro material bastante comum para as pastilhas é a cerâmica. São resistentes e nunca saem de moda. Ideais para espaços externos, podem ser aplicadas como piso sem qualquer problema.

Para clientes que gostam de projetos mais modernos e não têm medo de ousar, as compostas de inox são uma excelente opção. Com acabamento sofisticado e ultra contemporâneo, criam um efeito hi-tech. Para sua aplicação, recomenda-se sempre o uso em espaços internos.

Já que aqueles não abrem mão da beleza, mas prezam pela sustentabilidade na hora de compor projetos, existem diversas opções do mercado de pastilhas feitas a partir de materiais de reuso.

 

Aplicação em diversos ambientes

Normalmente utilizadas em banheiros e cozinhas, este acabamento deixou de ser restrito a somente estes ambientes e conquistou outras áreas dos imóveis.

Para quem deseja ousar, uma boa opção é utilizá-las em ambientes externos, como espaços de lazer e áreas gourmets. Para esta parte externa dos imóveis, recomenda-se o uso de materiais de cerâmica, por sua resistência e pelo conforto térmico que proporciona.

Quem deseja projetos mais tradicionais, aplicar as pastilhas no banheiro, revestindo toda a área do box confere muita personalidade ao ambiente.

Já em cozinhas, normalmente são colocadas na parte superior das bancadas ou da pia. Por ter uma limpeza bastante simples, podem ser usadas tranquilamente próximas ao fogão.

Seja em qual espaço for, existe a possibilidade de utilizá-las em todo ambiente ou somente para destacar partes isoladas, como nichos e colunas.

 

Manutenção que exige atenção

A primeira orientação para a manutenção deste material é ter muita atenção no momento de aplicá-los. Sua colocação exige mão de obra especializada e muito cuidado. Mas, de maneira geral, a manutenção das pastilhas não é trabalhosa. Suas indicações dependerão do material de que são feitas.

Para as pastilhas de vidro, utilize sempre tecidos macios e nada abrasivos, para que não risquem o revestimento e comprometa o visual.

Já as feitas com cerâmica, tem maior durabilidade e por isso são indicadas para áreas abertas. São ideias para revestir piscinas, por sua resistência à ação do cloro.

Materiais de inox devem ser limpos utilizando água e sabão neutro. Para não ter problemas com a manutenção, verifique sempre a indicação do fabricante.

 

As pastilhas estão acima dos modismos e compõem sempre ambientes extraordinários. Para garantir que seus projetos fiquem com um visual fantástico, verifique a procedência do material e garanta as melhores marcas.

Há quase 20 anos no mercado, o Centro Cerâmico é uma loja especializada em pisos, revestimentos, louças, metais e cortes especiais.

Acesse www.centroceramico.com.br e conheça nossas lojas.

Compartilhe