Porcelanato: aprenda a fazer a manutenção deste acabamento

Se existe um revestimento que caiu no gosto do consumidor, este revestimento é o porcelanato. Usado em diversos tipos de espaços, conta com inúmeras opções de cores e padrões, sendo o revestimento ideal para quem busca beleza e praticidade.

Com tantas possibilidades, é facilmente adaptado nos projetos de decoração, podendo ser usado tanto em ambientes internos quanto externos, seguindo, é claro, as especificidades de modelos.

Para esclarecer, o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico feito através de um processo de compactação, o que o torna altamente resistente e versátil. Por esta, e outras inúmeras vantagens, este é um material presente em grande parte dos imóveis.

Sabendo de toda esta demanda, neste artigo iremos mostrar excelentes dicas de como fazer a manutenção do piso porcelanato.

 

Limpeza pós-obra

Para aqueles que estão chegando ao imóvel, ou que estão enfrentando uma reforma, é preciso estar cientes das maneiras mais adequadas de remover a sujeira causada por obras.

A limpeza do porcelanato deve ser feita com muito cuidado e atenção, já que materiais abrasivos podem danificar seriamente as peças.

Primeiro, remova os resíduos soltos com uma vassoura macia – nada de cerdas que possam riscar a superfície. Em seguida, passe um pano úmido para tirar o máximo da sujeira.

Para a remoção dos respingos de tinta, use um removedor específico, sempre com muito cuidado e respeitando o uso.

Grande parte dos pisos chegam da fábrica com uma camada de cera protetora, ideal para manter a qualidade dos itens. Para removê-la, utilize sempre água e sabão neutro.

 

Fique atento ao acabamento

Mesmo sendo este um revestimento altamente resistente, cada superfície vai requerer uma manutenção específica.

Os porcelanatos acetinados e polidos têm uma manutenção mais simples, por serem lisos e fáceis de limpar. Uma vassoura de cerdas macias e pano úmido resolvem a limpeza diária.

Já aqueles com revestimento antiderrapante, por ter um acabamento com textura, devem ser limpos utilizando uma vassoura mais firme e depois, com o pano úmido.

Em sujeiras mais profundas, recomenda-se a utilização de materiais específicos, que serão indicados pelo fabricante.

 

Utilize sempre produtos específicos

Este é um revestimento que não aceita muito bem produtos de limpeza corrosivos, por isso, é melhor evitar produtos com ácido fluorídrico, ceras e impermeabilizantes.

O uso incorreto de tais produtos pode causar danos permanentes do piso, como manchas e desgastes.

Até mesmo os produtos de limpeza específicos precisam ser verificados. Leia com atenção as instruções antes de usá-lo, e aplique-o em uma pequena superfície para analisar o resultado.

Para retirar sujeiras mais profundas, sabão neutro diluído em água pode dar conta do recado, mas a limpeza deve ser feita rapidamente, principalmente em pisos claros.

 

Evite riscos e arranhões

Para prevenir riscos e arranhões em seu piso, é necessários precaver os contatos ásperos. Dê preferência sempre a vassouras de pelos ou, uma melhor opção, aspirador de pó.

Os móveis que ficarão em contato com o piso também devem ter atenção especial. Um material de proteção evita que o revestimento seja danificado.

Além disso, vale a pena considerar todo o projeto de arquitetura que será aplicado ao espaço, de forma a garantir as melhores escolhas.

Os porcelanatos de cores escuras costumam evidenciar mais os estragos. Por isso, tenha atenção especial com este acabamento.

 

Percebeu como é simples cuidar deste tipo de revestimento piso? Para mantê-lo sempre bem conservado, bastam simples orientações.

Mas, para criar ambientes incríveis e explorar todos os benefícios do porcelanato, busque sempre as melhores opções do mercado.

O Centro Cerâmico conta com as marcas mais sofisticadas. Acesse: www.centroceramico.com.br e visite nossas lojas.

Compartilhe