Técnicas de paisagismo que você precisa conhecer

Não é de hoje que a parte paisagística de um projeto de decoração vem assumindo grande protagonismo.

Com uma importância cada vez mais crescente, a incorporação do verde nos ambientes promove maior integração do homem com a natureza, produzindo inúmeros benefícios.

Tanto em ambientes privados e domésticos, quanto em áreas públicas e mais amplas, a utilização das plantas na arquitetura promove a utilização mais racional dos espaços, criando a integração homem-natureza, tão escassa nos dias de hoje.

Para que o projeto paisagista tenha impacto, e possam criar ambientes integrados, é fundamental que o profissional de paisagismo participe inteiramente do processo de criação.

Para auxiliar neste processo, vamos colocar algumas técnicas de paisagismo que podem ser aplicadas em diversos ambientes.

Confira!

 

1 – Compreenda as necessidades do projeto

O primeiro passo para criar projetos paisagísticos incríveis é compreender profundamente quais são as necessidades do espaço a ser trabalhado.

Para isso, diversos aspectos precisam ser considerados: quem serão os utilizadores dos espaços, qual a sua finalidade, as condições orgânicas do lugar – área externa ou interna, incidência de luz, a frequência de chuvas, a umidade do ambiente etc.

Todos estes itens exigem uma análise cuidadosa para que sejam selecionados tipos de plantas que se adaptem ao local.

A partir disso, o profissional compreenderá quais são suas possibilidades de ação.

 

2 – Unir plantas e mobiliário

Determinada quais as viabilidades e necessidades paisagísticas que o ambiente requer, o paisagista parte para o desenvolvimento do espaço.

Por muito tempo, os recursos verdes ficaram restritos a jardins ornamentais nos ambientes externos e algumas poucas aplicações nos ambientes internos.

Atualmente, as possibilidades são infinitas. Uma boa orientação para a criação dos espaços é criar uma integração entre o mobiliário e as plantas que serão utilizadas.

Paredes verdes, mesas, bancos, janelas são algumas das possibilidades que podem receber os recursos paisagísticos.

Saiba, no entanto, que é preciso ter cuidado ao escolher os materiais da mobília.

 

3 – Faça combinações de texturas

Nos primeiros esboços do projeto, uma das etapas cruciais é a seleção das espécies que farão parte do espaço.

Uma das técnicas de paisagismo mais em alta nas tendências é o uso de diferentes texturas, cores e materiais.

Madeira, cobre, cerâmica, pedras são alguns dos suportes que podem receber as plantas que estarão no ambiente – flores e folhagens de diferentes cores e tamanhos.

Saber coordenar tais materiais com as características das plantas, é o caminho mais assertivo para conquistar um ambiente harmônico, e ao mesmo tempo, impactante.

As possibilidades são vastas e o resultado estético do projeto irá depender da capacidade do profissional em estruturar todos os elementos e criar uma coesão estética.

 

4 – Crie uma iluminação especial

Assim como nas demais etapas da criação dos projetos, a iluminação dos elementos paisagísticos é essencial para a valorização dos elementos.

A escolha da iluminação será determinada pelo estilo aplicado e também das espécies utilizadas para a composição.

Uma iluminação deficiente, pode facilmente invalidar toda a beleza do projeto.

É importante ressaltar que cada planta apresenta características únicas, sendo que isso deve ser estudado antes da aplicação dos itens de iluminação.

 

5 – Produza espaços relevantes

Por fim, e não menos importante, uma das principais técnicas de paisagismo a ser aplicada nos projetos é: crie espaços relevantes!

Cuidado com os ‘elefantes brancos’ – ambientes esteticamente agradáveis, mas que não podem ser usufruídos pelos frequentadores do espaço.

Muito além de complementos decorativos, as áreas de paisagismo devem ser projetadas como espaços de vivência, a serem aproveitados no dia a dia como uma experiência revigorante.

O maior contato com o verde apresenta reflexos diretos na qualidade de vida da população, portanto, desenvolva espaços dinâmicos e relevantes.

E aí, gostou das técnicas de paisagismo apresentadas neste artigo? Saiba que são apenas algumas delas e muitas outras possibilidades estão disponíveis para a criação.

Quer mais dicas? Visite uma das nossas lojas e confira as diversas opções de materiais que possuímos para aplicar no seu projeto paisagístico!

📍 Concept Store – Franca-SP

Rua Felipe Facury Netto, 460 – Parque Francal, Franca-SP

📍 Loja Passos-MG

Av. Arouca, 885 – Centro, Passos

Compartilhe